quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Procissão encerra festa de São Sebastião na comunidade do Jerimum

A procissão e missa campal encerrou oficialmente as festividades de São Sebastião que, durante quatro dias, movimentaram o Jerimum.


Na noite desta quarta-feira (20), vários fiéis percorreram as principais vias, demonstrando fé e devoção à imagem de São Sebastião, padroeiro da comunidade. A Banda Musical Novo Século, de Santa Cruz do Capibaribe também esteve presente e deu o tom daquela manifestação de fé.





À frente da procissão, o padre Ivemar Pontes fez o trajeto puxando cantos de louvor e orações. Muitas pessoas aguardaram a procissão nas portas de suas residências, fazendo orações e o sinal da cruz assim que a imagem do santo se aproximava.



O vice-prefeito Lero esteve presente, ao lado do vereador Eraldo da Pedra Preta, além de outras lideranças, os senhores Luiz Camarão, Chico Carola, o secretario de agricultura do município Julio Cezar, Eduardo e Fábio Junior, que também marcaram presença durante todo cortejo religioso.

As festividades alusivas à São Sebastião foram iniciadas no dia 17 com o repique dos sinos e alvorada festiva.







História de São Sebastião - Sebastião era um soldado que teria se alistado no exército romano com a única intenção de afirmar o coração dos cristãos, enfraquecido diante das torturas. Era querido dos imperadores Diocleciano e Maximiano, que o queriam sempre próximo, ignorando tratar-se de um cristão e, por isso, o designaram capitão da sua guarda pessoal, a Guarda Pretoriana.

A sua conduta branda para com os prisioneiros cristãos levou o imperador a julgá-lo sumariamente como traidor, tendo ordenado a sua execução por meio de flechas (que se tornaram símbolo constante na sua iconografia).

Foi dado como morto e atirado no rio, porém, Sebastião não havia falecido. Encontrado e socorrido por Irene (Santa Irene), apresentou-se novamente diante de Diocleciano, que ordenou então que ele fosse espancado até a morte. Seu corpo foi jogado no esgoto público de Roma. Luciana (Santa Luciana) resgatou seu corpo, limpou-o, e sepultou-o nas catacumbas.

Blog Pão de Açúcar News

Nenhum comentário:

Postar um comentário