quarta-feira, 14 de outubro de 2015

EM 2016 QUEM IRÁ AS VIAS DE FATO?.

REFLEXÃO: Por Marcos Pontes


Diante do quadro político que esta se desenvolvendo em Taquaritinga do Norte está cada vez mais evidente que teremos em 2016 uma eleição atípica pelo fato de que poderemos ter pela primeira vez 4 candidatos a prefeito do município.

Fazendo uma análise imparcial observamos que o mapa político da nossa Taquaritinga que hoje tem um universo de 18.800 eleitores onde deverão votar uma média de 15.000, com suas candidaturas consolidadas 3 candidatos tem praticamente igualdade de condições, e uma 4ª via corre por fora, cada um com seu lado positivo e negativo que será analisado pelos eleitores, além é claro do lado partidário que é a paixão política dos conservadores e é aí que poderá fazer a diferença nessas eleições, o atual prefeito devido a sua vaidade foi perdendo aliados e assim o grupo calabar se dividiu, mas não nos cabe aqui julgar os motivos dessas divisão, essa parte ficará para outra oportunidade.

Vamos fazer uma análise dos grupos políticos e seus respectivos pré-candidatos.


O grupo denominado boca preta


1 - O grupo denominado boca preta está bem articulado com uma grande renovação voltada para os jovens da cidade e tem Jânio Arruda que por 3 vezes já foi prefeito da cidade o seu líder maior que está comandando essa renovação onde a palavra de ordem é mudança. 

PONTOS FRACOS – Era muito criticado pela sua maneira ditadora e perseguidora de gerir o município na pouca atenção dada a educação, limpeza, iluminação, obras e infra estrutura da cidade. Tem a fama de ter sido um prefeito que só se preocupava em fazer festa e não dava a atenção devida principalmente a educação onde os professores não se viam valorizados.

PONTOS FORTES - Jânio Arruda quando prefeito teve como características principais sua articulação onde usava seu conhecimento para trazer para Taquaritinga do Norte uma mídia nunca antes vista onde diariamente víamos um grande marketing com noticias em rádios, jornais, revistas e televisão, onde o grande potencial turístico e belezas naturais da Dália da Serra eram mostradas não só para Pernambuco mas para o país inteiro, teve grande destaque nas áreas da: saúde, turismo e cultura, meio ambiente, onde o comercio e o desenvolvimento econômico deram uma grande alavancada durante o seu governo. 



2 - O grupo denominado calabar



O grupo denominado calabar passa por um momento de turbulência onde vários membros não concordando com o modo de administrar e nem com as atitudes do atual prefeito rompendo com ele, e agora o que vemos são várias alas onde poderemos ter a candidatura do atual vice prefeito e até uma 4ª via formada pelo PT e PP que tem como membros ex- militantes históricos do grupo calabar e que ajudaram a eleger o atual prefeito. OBS : Como a política é a arte de somar o grupo calabar com essas divisões pode perder grande parte da sua força. os principais candidatos dessas alas de dissidentes do grupo calabar são.



 2.1   Ivanildo Mestre (LERO)


Ivanildo Mestre (LERO) - é hoje uma das grandes lideranças políticas do grupo calabar e do município, tem como pontos fortes a característica de ser agregador com grande experiência no setor privado onde é um empresário bem sucedido e tem demonstrado que tem grandes idéias para Taquaritinga do Norte com uma política diferente. Seu ponto fraco está em como ele irá administrar o município como um todo por não ser da sede precisa conquistar a confiança dos eleitores, mesmo assim, é um dos favoritos para 2016.



 3-  Candidato do atual prefeito


 Candidato do atual prefeito que pode ser Gena Lins ou Zeca Coelho - terá como ponto forte e discurso pra sua campanha, o grande trabalho apresentado pelo atual prefeito na área de infra-estrutura da cidade, as obras de saneamento, calçamento, construções e reformas dos prédios públicos pode-se ver nos 4 cantos da cidade, mas durante a campanha eleitoral por ser apoiado pelo atual prefeito sofrerá uma grande rejeição devido a carência que o município passa em todas as outras áreas da administração, : saúde, turismo, cultura, assistência social, limpeza iluminação e principalmente sua pouca visão para o desenvolvimento econômico da cidade, também vai pesar para o povo a desastrosa atenção dada a saúde do município onde um hospital que já foi referência pra toda a região está hoje praticamente fechado, além do seu comportamento distante e muito frio com o povo. 







- Candidato da 4ª Via -


Tem como ponto forte a ideia de um novo modo de fazer política, apresentando nomes novos e uma visão diferente de fazer gestão, seus membros principalmente do PT e PP é formado por militantes que sempre estiveram ligados a política da cidade tendo ajudado o atual prefeito a ser eleito em 2008, com militantes que tem uma boa aceitação na sociedade representa uma opção nova. - O ponto fraco é a pouca densidade política, a formação dessa 4ª via, mostra que o grupo calabar se fragmentou em 3 partes, onde membros históricos do grupo estão seguindo caminhos distintos com ideologias diferentes, mesmo assim corre por fora, e pode surpreender durante a campanha.




CONSIDERAÇÕES FINAIS:


Devido a essa análise fica claro que se o grupo Calabar estivesse unido não teria pra ninguém, mas que essas rupturas é importante para o processo democrático e bom para Taquaritinga do Norte. Finalizo dizendo que todos os candidatos tem suas potencialidades e seus defeitos como ser humanos que são, assim como nós eleitores que temos nossas limitações mas também temos nosso valor e uma grande arma que é o voto, e voto não se vende, o voto deve ser dado com consciência principalmente se nós queremos deflagrar a mudança, que é um processo latente em nossa vida e política que por ser dinâmica vive em constante processo de mudança, como diria John Kennedy ex- presidente dos Estados Unidos: “A MUDANÇA É A LEI DA VIDA, E AQUELES QUE SÓ OLHAM O PASSADO NUNCA TERÃO CAPACIDADE DE ESCREVER UM NOVO FUTURO”. Fica a reflexão para o dia 5 de outubro de 2016.

ATÉ A PRÓXIMA SEMANA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário