sábado, 6 de dezembro de 2014

Lula dará depoimento à Comissão da Verdade

 Depoimento está marcado para segunda-feira, dia 8. Lula foi perseguido na ditadura e, mais tarde, na Presidência, enviou ao Congresso o projeto de lei que deu origem à comissão

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dará um depoimento à Comissão Nacional da Verdade na próxima segunda-feira, 8. A informação é do coordenador da comissão, o advogado e professor Pedro Dallari. Ele será o segundo ex-presidente ouvido pela comissão. O primeiro foi Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que falou a integrantes do grupo em seu apartamento, no Bairro de Higienópolis, em São Paulo, no dia 26.


De acordo com explicações de Dallari, os dois ex-presidentes foram escolhidos por seu envolvimento direto com a questão das investigações sobre graves violações de direitos humanos na ditadura.

“Os dois tiveram grande engajamento”, disse. “Fernando Henrique é o responsável pela criação e instalação da Comissão Nacional Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos, em 1995. E o presidente Lula enviou ao Congresso o projeto de lei que deu origem à Comissão Nacional da Verdade.”

Lula foi vigiado e perseguido e chegou a ser preso nos anos da ditadura militar, em decorrência de sua atuação como líder sindical. Ele comandou uma série de grandes graves que, no final década de 1980, ajudaram a acelerar o fim do regime autoritário.(De O Estado de S.Paulo - Roldão Arruda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário