terça-feira, 4 de junho de 2013

Taquaritinga será contemplada pela Adutora do Agreste



 

Nesta terça-feira (04), às 15h, o governador Eduardo Campos assina a ordem de serviço para início das obras da primeira etapa da Adutora do Agreste, um dos maiores sistemas de abastecimento de água integrados do Mundo e o maior do Brasil e da América Latina, segundo o governo do estado. Ao todo, serão 1,3 mil quilômetros de tubulações, atendendo a 68 municípios e 80 distritos e povoados no trajeto da água, saindo do distrito de Ipojuca, em Arcoverde, até o município de Gravatá. A expectativa é que a iniciativa beneficie dois milhões de pessoas.

A assinatura acontece durante a cerimônia de instalação da I Conferência Estadual de Políticas Públicas para a Convivência com o Semiárido, no Hotel Estação Cruzeiro, em Pesqueira. A adutora irá transportar água do Rio São Francisco por meio do Eixo Leste do Ramal do Agreste, um braço do projeto da Transposição, que também será construído pelo Governo de Pernambuco, através da Compesa.


O Sistema Integrado da Adutora do Agreste será executado em três etapas, com investimentos previstos de R$ 2,3 bilhões, provenientes de recursos dos governos federal e estadual, além da própria Compesa. O sistema adutor do Agreste vai tratar e distribuir 4 mil litros de água por segundo e irá receber 15 mil tubos de ferro, de 1.200 mm de diâmetro, representando um investimento só em tubos de R$ 392 milhões.


O Prefeito Evilásio Araújo estará presentes nas solenidades e também representará o Consórcio Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (CONIAPE), entidade que congrega municípios pernambucanos e da vizinha Paraíba, pois alguns deste municípios serão atendido com as ações desta relevante obra, a exemplo de Taquaritinga do Norte, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe e São Caetano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário